Nas últimas décadas as ciências do esporte, através de pesquisas acadêmicas, tiveram um grande avanço e desenvolvimento. Isto é facilmente notado quando prestamos atenção no nível de desempenho de diversos atletas em praticamente todas as modalidades. Compare os tempos e marcas atingidas 30 anos atrás com os recordes e desempenho da elite do esporte atualmente. Fica fácil perceber essa evolução, e a rotina de treinos tem tudo a ver com esses resultados

Essa melhora não ocorreu apenas com os atletas de alto rendimento. Observa-se também, de uma maneira geral, uma grande evolução nos resultados e benefícios do treinamento físico na sociedade contemporânea. Ir à academia frequentemente, ou ter uma rotina de treinos regular, vem se tornando cada vez mais popular e de fácil acesso para pessoas de todas as idades e níveis socioeconômicos e culturais. Compare como eram os padrões estéticos de artistas da TV e dos filmes de Hollywood nos anos 90 com os atuais. Também não é difícil perceber esse avanço. Os físicos estão cada vez mais musculosos e com menor taxa de gordura corporal.

Para entender esse processo podemos fazer uma analogia com a Fórmula 1. Os investimentos em pesquisas e desenvolvimento tecnológico que são aplicados nas pistas, alguns anos depois também são encontrados nos carros de passeio que utilizamos em nosso dia a dia. Carros cada vez mais rápidos e potentes, cada vez mais econômicos e seguros. Mais tecnologia à disposição da sociedade.

No treinamento físico esse processo ocorre da mesma maneira. Aquilo que é aplicado em atletas de alto rendimento, com pesquisas, tecnologia e avanços científicos, acaba refletindo no futuro de todos nós, meros mortais. Essa evolução do mercado fitness, com máquinas de musculação e equipamentos com cada vez mais tecnologia e qualidade, é mais fácil de perceber, porém existe outro componente muito importante, que é onde quero jogar a luz para nossa reflexão.

Esse avanço tecnológico não aparece somente em máquinas e equipamentos. Isso também ocorre com a descoberta de novas metodologias e técnicas de treinamento mais eficientes. Uma rotina de treinos bem elaborada, seguindo princípios modernos de treinamento, vai fazer toda a diferença nos resultados de musculação, emagrecimento e condicionamento.

O segredo do sucesso de uma Rotina de Treinos

A rotina de treinos já é considerada tão importante quanto a regularidade e disciplina. Um programa de treinamento ideal é criado de maneira individual, ou seja, pensando em todos os aspectos e características físicas, comportamentais e genéticas de cada pessoa.  Atletas e astros do cinema já tem acesso a estes tipos de programas de treinamento há um bom tempo. Isso porque sempre tiveram à sua disposição treinadores e profissionais de maior qualidade, exclusivamente para aplicar treinos diários seguindo as mais eficientes práticas atuais.

Treinar seguindo um planejamento de médio prazo (12 a 24 semanas, os chamados ciclos de treinamento) é a maneira mais eficiente de conquistar resultados na musculação, no treinamento funcional, treinamento de corrida, pedal ou qualquer outro exemplo de modalidade disponível. Seja com o objetivo de construir músculos, emagrecer ou desenvolver habilidades específicas para o desempenho esportivo, somente com rotinas de treinos elaboradas com esses princípios é possível controlar os tipos de estímulos que são aplicados ao longo do tempo.

Um bom exemplo disso são pessoas que procuram ganhar massa muscular e ficam aplicando um único tipo de treino com aquela clássica divisão A, B C, cada exercício com 3 séries de 10 repetições e  mantendo constantemente a mesma rotina de treinos.  Essa programação pode até ser boa, mas apenas para um determinado período. Com o tempo é preciso variar os estímulos, desafiar o organismo que com o passar dos dias fica “acostumado” e praticamente não evolui.

Não existe um único treino perfeito, mas existe sim uma sequência ideal, com diferentes tipos de treinos, com variações ideais de volume (quantidade) e também de intensidade (qualidade) para que ocorra uma melhor evolução e, consequentemente, melhores resultados finais.

Colocar seu par de tênis, ir para academia levantar pesos e fazer exercícios aleatórios que copiou em vídeos da Internet, inventou da sua cabeça ou até mesmo seguir os treinos genéricos que são criados por instrutores de musculação, comparado com fazer uma rotina de treino planejada, com os exercícios certos, na ordem certa, na quantidade certa, com a intensidade controlada, com cargas ajustadas, intervalos determinados e aplicando os métodos ideais para aquele momento do seu planejamento e suas condições atuais, seria o mesmo que pilotar um Fórmula 1 da década de 70 e competir com as máquinas altamente tecnológicas atuais.

 Se você quer resultados e treinos realmente eficientes, invista na elaboração da sua programação, com ajuda de um Personal Trainer que domine esses conceitos e consegue aplicar mais qualidade na prática da sua rotina de treinos. As pessoas estão sempre procurando por fórmulas mágicas e produtos milagrosos, chegam a pagar fortunas por cremes, suplementos ou tratamentos estéticos que não proporcionam nenhuma diferença no resultado final.

Investir em uma orientação profissional qualificada, baseada em ciência e tecnologia é com certeza a maneira mais inteligente e com melhor custo benefício de conseguir resultados com treinamento físico.

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Artigo escrito por Bruno Bartholo, Master Coach da Biotreino.