Agora que você já sabe que dá sim para ganhar músculos com o seu biotipo, chegou a hora de conhecer 8 dicas infalíveis para aplicar na hora dos seus treinos. Confira: 

1- A melhor estratégia

A primeira coisa que precisa entender é que a sua genética não é um limitador para conquista de resultados, não é porque é um Ectomorfo que isso vai te impedir de construir músculos. Porém não alimente falsas expectativas ou metas irreais, achando que vai treinar algumas semaninhas e ficar igual o HULK.
Ectomorfos encontram mais dificuldades de resultados e costumam demorar mais tempo para construção muscular. Tudo é mais lento nesse processo, por isso a melhor estratégia é ter paciência. A maioria das pessoas não consegue chegar onde quer porque desiste antes de chegar lá. Você não é como a maioria, não é mesmo?

2- Crie seu alicerce

Fazer uma boa fase de Base do treinamento é muito importante para o sucesso, apostar em exercícios para os grandes grupos musculares, exercícios de base na musculação, não se preocupar nesse momento com pequenos grupos. Aprimorar a técnica de execução e evoluir gradativamente é muito importante para o futuro do seu treinamento.

3- Menos é Mais

Se você é Ectomorfo use o principio do menos é mais, procure treinar com mais qualidade ou seja, mais intensidade e menor volume, ou duração de cada sessão. Treinos longos e muito desgastantes não são interessantes para o desenvolvimento muscular e favorecem o catabolismo.

4- Devagar e sempre

Não tenha pressa na hora do treino, realizar exercícios com velocidade lenta é uma excelente maneira de romper mais fibras nos treinos tensionais. O conceito de tempo sob tensão, é muito importante na aplicação de treinos, especialmente para indivíduos Ectomorfos.

5- Controle Total

Durante a execução de cada exercício, invista no controle de intervalos entre as séries. Promover intervalos mais longos (entre 60 e 90 seg) são interessantes para deixar o programas com características mais hipertróficas. Não se distraia durante os treinos e mantenha tudo sob controle absoluto.

6- Sistemas avançados

Em fases mais avançadas do seu programa de treinamento é importante usar uma variação de sistemas de treinamento avançados para promover maior rompimento de fibras musculares. Dropsets, Rest Pause, Bi- sets entre outros, são muito bem vindos em determinadas fases do seu planejamento.

7- Deixe seus músculos crescerem

O Descanso entre as sessões de treinamento e uma divisão de grupos musculares ao longo da semana, são fatores fundamentais para qualquer programa de musculação. Em ectomorfos , que já possuem dificuldade no desenvolvimento muscular, deve-se ter ainda mais atenção nesse sentido. Treinar todos os dias ou enfatizar de mais alguns grupos musculares pode minar os seus resultados e impedir a evolução.

8- Planejar é preciso

Sem dúvida nenhuma, a melhor maneira de conquistar resultados, é criando uma programação planejada e individualizada. Pensar em um programa de acordo com suas características não só físicas, mas como também comportamentais, pode ser o fiel da balança entre o sucesso e o fracasso. Não é a toa que atletas de alto rendimento como fisiculturistas, trabalham com ciclos de treinamento planejados. Para isso é necessário a ajuda de um profissional capacitado e experiente na prescrição de treinamento e no acompanhamento de todo esse processo.

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