Treinos

6 erros nos treinos mais comuns que você comete.

erro treino

A busca pela saúde tem feito muitas pessoas começarem a praticar mais atividades físicas. Para ajudar, preparamos uma lista com os 6 erros nos treinos mais comuns que provavelmente você comete (e pode nem saber).

Manter o corpo em forma e uma boa saúde física tem sido a meta de muitas pessoas nos últimos anos. No entanto, nessa busca por saúde e beleza, muitas dessas pessoas acabam cometendo erros, tanto no quesito alimentação como na prática de atividades físicas.

Por isso, preparamos esse artigo com a lista dos 6 erros nos trenios mais comuns que você comete enquanto treina (e pode nem saber), para melhorar sua qualidade de vida e intensificar seus resultados.

No entanto, vale dizer que toda e qualquer alteração na sua rotina física e alimentar deve ser acompanhada por um profissional especializado no assunto. Para isso, conte com profissionais de educação física e os nutricionistas.

Se você tiver um convênio, as coberturas do plano de saúde incluem uma consulta com nutricionista e outros profissionais, como um ortopedista, cardiologista ou mais especialidades, caso tenha alguma restrição.

Conheça os 6 erros nos treinos mais comuns:

1 – Começar a malhar sem aquecer o corpo

Sim, existem muitas pessoas que chegam à academia e começam a malhar forte sem nem aquecer o corpo antes. Este é um dos erros nos treinos mais comuns que conhecemos.

O aquecimento é fundamental para preparar os músculos, ligamentos e tendões para o esforço físico. Ignorá-lo pode trazer lesões sérias e muito dolorosas.

2 – Não se alongar depois do treino

Por mais inofensivo – e muitas inútil – que o alongamento possa parecer, ele é fundamental para relaxar a musculatura exercitada e prevenir problemas como lesões, inflamações e distensões musculares.

Caso você tenha vindo até este artigo porque já está sentindo dores nas costas por não ter se alongado corretamente, veja o artigo de dicas de como melhorar dores nas costas.

3 – Sobrecarregar no peso nos equipamentos

Não tente malhar ou praticar qualquer atividade física com mais peso do que seu corpo aguenta. Este erro em treino é bem frequente!

Isso pode fazer com que a eficácia do exercício seja prejudicada e a amplitude dos movimentos reduzida, além de poder causar sérios problemas musculares e nas articulações.

4 – Nunca comece uma atividade física em jejum.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que se exercitar de estômago vazio ajuda a emagrecer, isso é uma lenda.

Na verdade, o que acontece é exatamente o oposto. Ao colocar seu corpo em movimento sem se alimentar, seu organismo entrará em um sistema de economia de energia, reduzindo assim o gasto calórico.

5 – Usar suplementos alimentares sem orientação

É muito comum ver pessoas comprando suplementos que ajudam a emagrecer ou ganhar peso, contando apenas com a indicação de amigos. Isso é errado e muito perigoso.

O indicado é que você conte com a orientação de um nutricionista e um endocrinologista para isso. Geralmente esses profissionais atendem através de planos de saúde ou pelo SUS, mas também é possível contratá-los de modo particular.

6 – Não se atentar na hidratação

Muitas pessoas se distraem durante os treinos e não dão a devida atenção à hidratação do corpo. É fundamental sempre ter uma garrafinha de água à mão e repor constantemente toda a água que seu organismo está eliminando através do suor. Fazendo isso, suas funções orgânicas não serão comprometidas.

Evite os erros nos treinos citados acima e tenha resultados mais promissores e sem dores! Nós da Biotreino temos um time de Personal Trainers que pode te ajudar a chegar nos seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.

Agora que conhece os principais 6 erros nos treinos mais comuns que você comete enquanto treina (e pode nem saber), será muito mais simples evitá-los e garantir uma boa saúde e qualidade de vida de verdade.

personal trainer

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros