Sabe aquele tênis lindo, última moda e que custa a carinha toda e não apenas os olhos… pois bem… será que ele é mesmo “O” melhor para o seu treino?!

Não custa lembrar… um calçado adequado é fundamental para o bom desempenho em nosso dia a dia e também em nossas atividades físicas. Escolher o tênis correto, por exemplo, tem mais do que uma função estética e está ligado principalmente à prevenção de lesões e conforto!

O objetivo principal do calçado é minimizar a conseqüência de nossas pisadas (muitas vezes “erradas”) e do impacto gerado a partir de alguns exercícios, o que pode evitar acidentes e fraturas não apenas nos pés, mas nos joelhos, quadris, etc. Assim, pesquisadores apontam que é fundamental estarmos atentos a alguns detalhes: Amortecimento, flexibilidade, ventilação e leveza são alguns deles.

Os sistemas de amortecimento contribuem para reduzir o impacto sobre as articulações, o que evita lesões; a flexibilidade está relacionada ao conforto interno, ou seja, quando você escolher o seu tênis, dê uma “torcidinha” de leve nele, para perceber a maciez; a ventilação, por sua vez, é importante para garantir boa troca de ar entre o espaço interno e externo, o que evita que os pés fiquem úmidos e a leveza é basicamente o peso do calçado e se esse influencia para que você se exercite com maior ou menor conforto (ninguém quer sentir pesos de tijolos nos pés, não é mesmo?!).

A escolha de um bom tênis é fundamental para qualquer prática esportiva e fazer essa escolha apenas pelos aspectos estéticos pode prejudicar a quem usa! Nosso corpo precisa estar seguro e ter bom suporte, para que você possa curtir seus exercícios sem a preocupação com aquele incômodo chato, ou aquela falta de estabilidade…

Independente de gostos pessoais, cores e detalhes, escolha um tênis de qualidade, com conforto e boa durabilidade. Essas dicas aí de cima podem te ajudar!

Precisa de ajuda com os treinos?