Alimentação

Qual é o melhor whey protein: concentrado, isolado ou hidrolisado?

Whey Protein

As propriedades anabólicas do whey protein são muito bem demonstradas e conhecidas, no entanto existem inúmeras opções de whey protein disponíveis no mercado e é de praxe encontrar pessoas com muitas dúvidas sobre qual a melhor opção.

Estudos científicos mostram que o whey protein estimula a síntese de proteínas musculares, favorecendo o ganho de massa muscular.
O consumo de whey (ou de proteínas de boa qualidade) aliado à musculação são estímulos que auxiliam ainda mais a síntese proteica, sendo essa uma maneira de ganhar massa magra. Apesar de esse assunto ser um ponto pacífico, ainda há controvérsias sobre esse tipo de suplementação.

Hoje falaremos  sobre as diferenças e semelhanças entre whey concentrado, isolado e hidrolisado.

Whey protein refere-se às proteínas encontradas na parte líquida do leite “talhado”. Na parte sólida encontram-se a caseína e as gorduras. Uma vez que a parte líquida contém outras substâncias além de proteínas, como lactose, o whey protein pode apresentar lactose em sua composição.

No decorrer da obtenção de whey protein, as proteínas do soro do leite são concentradas por meio de processos industriais e depois secas, de forma que um pó rico em whey protein é gerado. É assim que o “whey protein concentrado” é produzido, forma que normalmente contém cerca de 80% de proteínas, sendo o restante composto por lactose e outras substâncias.

Na fabricação do “whey protein isolado”, outras etapas de purificação são adicionadas ao sistema, de tal forma que a lactose e outras substâncias são retiradas e as proteínas “isoladas”. E então, o produto final é mais puro, considerado livre de lactose, e com conteúdo proteico geralmente acima de 90%. A partir disso, pode-se dizer que o isolado possui duas vantagens em frente às outras formas: maior quantidade de proteína por porção e ausência de lactose.

Por fim, o “whey protein hidrolisado” pode ser adquirido tanto a partir do concentrado como do isolado tendo como resultado final a quebra de proteínas em fragmentos menores. Alega-se que essa “pré-digestão” pode acelerar a absorção das proteínas, aumentando o seu efeito anabólico.

Portanto, se você não é intolerante à lactose, é provável que a pureza ligeiramente maior da forma isolada não compense seus custos. Assim sendo, o whey concentrado pode ser a melhor opção de custo-benefício para a maioria das pessoas. Lembrando que cada indivíduo possuem suas próprias necessidades, e a suplementação com whey protein só será válida se realmente existir a necessidade do consumo de suplementos proteicos.

Vou te ajudar a balancear a quantidade ideal de proteinas, carboidratos e outros nutrientes mesclando alimentação com suplementação através do Nutri Coach Biotreino.

nutricionista

Por: Nutricionista Isabela Lorizola – CRN-3 45342

1 Comment

  1. Sempre uso whey durante o dia, mas confesso que nunca havia me atentado para as diferenças nos tipos desse suplemento.

Comments are Closed