Aaaah o inverno!! Essa época incrível em que as pessoas se vestem melhor com suas pantufas, calças flaneladas e meias listradas!! O inverno pode ser vivido com alegria e bom humor, ou pode significar uma série de planos do verão deixados de lado… nós, da Biotreino, queremos te incentivar a viver um inverno saudável! Queremos estar lá no bom humor da primeira opção! O que acha?! Pensando nisso, nossa dica de hoje é sobre os chás… essas bebidas históricas, de usos variados e que podem ser não só um acalento num dia frio, mas também um potencializador de gasto energético e bom funcionamento de nossos corpos! Todos os chás tem potencial diurético, o que nos ajuda a limpar e eliminar substâncias que nos causam a sensação de “inchaço”… mas hoje vamos dar a dica de alguns chás “danados” e que só nos fazem bem! Anota aí!

Chá de Hibisco

O Chá de hibisco possui propriedades diuréticas que nos ajudam a eliminar toxinas do corpo e o ideal é que seja preparado com o hibisco verdadeiro! As flores secas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, ele tem sabor agradável e pode ser acrescido de gengibre, limão, canela, entre outros! Entre suas inúmeras ações, indica-se a de contribuição para o não acúmulo de gordurinhas… Duas colheres de sopa da flor seca são suficientes para o preparo de um litro de bebida!

Chá Verde

O Chá verde já é beeeem conhecido entre os praticantes de atividades físicas, especialmente por ser rico em cafeína e outras substâncias que podem contribuir para o nosso rendimento. Vindo da planta Camellia sinensis, que também dá origem aos chás preto e branco, o chá verde passa por um tipo diferente de beneficiamento, o que preserva outros nutrientes. Sabe-se que entre alguns dos benefícios possíveis estão a contribuição para a “quebra” de gorduras, colaborando para melhor composição corporal, auxílio na saciedade e aceleração do metabolismo. Hmm… vale uma xícara antes do treino, não?!

Chá de Erva Cidreira

O uso medicinal do chá de erva cidreira vem de longa data e seus benefícios estão muito associados às propriedades calmantes e diuréticas que traz. Entre alguns de seus efeitos listamos: melhoria da qualidade do sono, alívio de dores de cabeça, prevenção e alívio de cólicas menstruais, combate a crises de tosse, além é claro da sensação de bem estar e tranqüilidade que causa. Especial pra tomar depois daquele dia cheio!!

Bom…  já deu pra perceber que os chás são nossos amigos nesse inverno, certo?! E você pode provar esses aí de cima e inúmeros outros, assim como criar ou adaptar suas próprias infusões!! Não há “regra” para a receita, a não ser é claro o cuidado para não exagerar na dose (como em tudo nessa vida!). Procure fazer os seus chás com as folhas naturais das plantas, em dose aproximada de duas colheres de sopa da planta para um litro de água. Deixe a água ferver, coloque as folhas / flores, desligue o fogo, cubra com um pano e deixe em infusão por cerca de 10 minutos! Prontinho, agora é só apreciar e curtir o frio!!

Gostou ? Clique aqui e nos deixe te ajudar mais!