Que o café é muito amado pelos brasileiros de qualquer canto nós já sabemos não é mesmo?! Mas que tal conhecer um pouco mais sobre essa bebida tão querida, seus benefícios para a saúde e a atividade física e, de quebra, anotar aquela receitinha massa?! Então vamos lá!

O café tem perto de 0 calorias e é uma grande fonte de cafeína, antioxidantes e minerais. Estudos já apontaram que suas propriedades têm potencial anticancerígeno, de fortalecimento da imunidade, estímulo dos músculos, além de contribuírem para melhor saúde dental (o tanino presente ajuda na remoção de placas, por exemplo).

Quando falamos de atividades físicas, o café é fortemente recomendado como estimulante no período pré treino! Recomenda-se a ingestão de até duas xícaras pequenas, aproximadamente 1 hora antes da atividade. O seu consumo também auxilia para melhor concentração, atenção, agilidade… sem falar, é claro, do quanto uma boa xícara de café colabora para o nosso bom humor!

Mas atenção, alguns detalhes são importantes nessa história

– Procure consumir cafés de qualidade. Naturalmente falando, os grãos de tipo Arábica possuem potencial para bebidas melhores, sendo assim, escolha com cuidado aquilo que vai tomar!

– Após a moagem os cafés iniciam um processo de oxidação, perdendo qualidade, sabor, aroma e propriedades benéficas de seu uso. Assim, se puder, tenha um pequeno moedor em casa e moa o seu café fresquinho, antes de usar. Caso isso não seja possível, evite “estocar” café. Compre apenas o necessário para alguns dias, assim você garante ao menos o consumo de cafés mais novos das prateleiras (escolha sempre os com data de fabricação mais recentes e nunca compre cafés com data acima de 06 meses!).

– Café é fruta! É feito para ser levemente e naturalmente doce, sendo assim, ao menos prove o seu café sem adoçá-lo! Cafés de qualidade podem te surpreender e você nunca mais vai querer saber de açúcar ou adoçantes!

– O Café é mais do que uma bebida… é troca de ideias, são aqueles 5 minutinhos que você tem para um amigo, para você mesmo(a), para alguém querido… então se fazemos o máximo para cuidarmos de nossos exercícios, de nossa rotina, etc. etc. etc, por que vamos perder tempo com cafés ruins?! Faça bons cafés… curta sua xícara e leve no pacote mais saúde e disposição!!

Por fim, uma receitinha esperta para os dias frios, quando bate aquela vontade de uma bebida quentinha e aconchegante! Esse “Cappuccino” (ok…ok…eu sei que Cappuccino “de verdade” leva 1/3 café, 1/3 leite, 1/3 espuma de leite!) mas aqui resolvemos brincar e o @Teu Café resolveu criar a versão shake para Biotreino!!

Shake Cappuccino Biotreino

1 Dose de café forte (aprox. 70ml – pode usar café coado, cápsula, etc. desde que seja intenso);

1 Colher de sopa de Whey Protein de chocolate (pode trocar por cacau em pó se preferir, mas o whey já tem um leve adocicado);

2 Colheres de creme de leite fresco;

Canela a vontade;

Bata tudo com um mixer até que tenha uma bebida espumosa! Delicie-se!

 

Artigo escrito por Monica Botiglieri, barista do Teu Café

Mais informações sobre o teu Café na página – www.facebook.com/TeuCafe